INESC TEC Science Bits #44 – Inclusivas, inteligentes, cognitivas: vai um passeio pelas cidades do futuro?
Neste episódio do Podcast Science Bits falamos sobre cidades inteligentes. De que falamos quando falamos delas?
Quando procuramos uma definição de cidade inteligente, há palavras às quais não escapamos: tecnologia, dados, eficiência, sustentabilidade, mobilidade ou bem-estar. Dos transportes ao abastecimento de água ou à gestão de resíduos, até à forma como aquecemos as nossas casas ou como os nossos governantes interagem connosco – são vários os aspetos que podem fazer de uma cidade inteligente.
Por cá, de norte a sul, do litoral ao interior, somam-se os exemplos de territórios que têm vindo a investir em tecnologia que lhes permite, por exemplo, recolher dados, facilitar a mobilidade, medir as emissões de carbono, gerir os resíduos, agilizar a comunicação com os cidadãos, entre outros. No que à mobilidade sustentável e inteligente diz respeito – um dos principais temas a abordar ao longo deste episódio – temos muitos exemplos de soluções à mão: desde logo, aplicações que nos permitem de forma rápida e fácil usar transportes públicos sem recurso a bilhetes ou moedas; ou aplicações que nos dão a possibilidade de avaliar as melhores opções de rota, até quando combinamos diferentes meios de transporte.
Neste episódio do Science Bits, vamos falar sobre cidades inteligentes; vamos conhecer alguns exemplos de como a tecnologia pode ajudar não só a promover a mobilidade sustentável como apoiar e incentivar os cidadãos na utilização de transportes públicos; vamos ficar a par de um protótipo de uma aplicação móvel que quer melhorar as experiências de pessoas com mobilidade reduzida nas cidades; e ainda vamos descobrir o que são as cidades cognitivas, que prometem alterar a forma como lidamos com o nosso dia a dia. Tudo numa conversa com Marta Campos Ferreira, investigadora no INESC TEC e Professora na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
Subscreve Apple Podcasts | Spotify | Youtube Music
You must be logged in to post a comment.