INESC TEC Science Bits #43 – A remanufactura ou como garantir que os produtos cumprem a sua função durante mais tempo

Neste episódio do Podcast Science Bits, falamos sobre Remanufactura: o que é? Como se faz? Que impacto pode ter?

Na altura em que gravamos este episódio e de acordo com os dados da organização internacional Global Footprint Network, já esgotamos, em Portugal, os recursos disponíveis para 2024. 28 de maio foi o dia em que passamos, como descreve a associação ambientalista Zero, a usar “o cartão de crédito ambiental”. Embora tenhamos conseguido, em Portugal, recuar no impacto da nossa pegada ecológica, comparativamente a anos anteriores, de acordo com a Zero “se cada pessoa no Planeta vivesse como uma pessoa média portuguesa, a humanidade exigiria cerca de 2,9 planetas para sustentar as suas necessidades de recursos”. Na origem desta problemática? Os nossos modelos económicos lineares baseados no consumo, suportados por sistemas avançados de produção, muito assentes numa lógica de extração-produção-descarte, por outras palavras, “extrair, usar e deitar fora”.

Mas, como se podem alterar estes modelos? A Economia Circular parece ser um conceito chave. A União Europeia, por exemplo, tem em curso um Plano de Ação para a Economia Circular e uma meta bem definida: uma economia neutra em termos de carbono, sustentável, livre de substâncias tóxicas e totalmente circular até 2050.

Neste episódio, vamos explorar o conceito de circularidade e perceber que não se trata propriamente de uma novidade; vamos perceber o que é a remanufactura e como é que se encaixa no modelo de economia circular, e vamos ainda conhecer um projeto europeu chamado RENEE, que quer usar robótica avançada e inteligência artificial para apoiar a gestão da produção e das cadeias de valor na adoção de processos de remanufactura flexível. Tudo isto numa conversa com António Baptista, investigador do INESC TEC.

António Baptista, Investigador do INESC TEC

Publicado a

Comentários fechados em INESC TEC Science Bits #43 – A remanufactura ou como garantir que os produtos cumprem a sua função durante mais tempo