Alumni a dar música – The FEUP Alumni Playlist #45 – João Trindade Enes
“Alumni a dar música” é uma rubrica musical em formato Podcast do Gabinete Alumni da Talent Unit da FEUP em parceria com a Engenharia Rádio que traz todos os meses as escolhas musicais dos nossos Alumni. Na 45ª edição do “Alumni a dar música” temos a escolha musical do alumnus João Trindade Enes.
João Trindade Enes
Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial (MIEGI)
IT Project Manager & Digital Transformation @Sonae Capital
As músicas produzidas por João Trindade Enes
“Perdoa-lhes Pai” – Jimmy P: Esta música foi o meu primeiro e único disco de platina como produtor. Foi um momento marcante na minha vida como pessoa e artista. Nunca pensei ser possível fazer algo assim e muito menos começar a trabalhar com artistas consagrados. É um dos meus maiores orgulhos ao dia de hoje.
“O Teu Abraço” – Russa: Foi com esta música que ganhei, em conjunto com a Russa, o Prémio de Talentos Nacionais de Música, na altura patrocinado pela FNAC. Foi uma música que fiz 100% à distância com a artista e foi algo importante para mim, pois começava a dar os primeiros passos e a arriscar numa audiência maior. Comecei a expôr-me como pessoa e artista e nunca tinha tido um reconhecimento significativo.
T-Rex – “BigBoss Type$hit” – Música em que participei na produção em conjunto com o T-Rex e o Beatoven. O Beatoven sempre foi um ídolo da produção em Portugal para mim e poder trabalhar com uma pessoa que aprendia sem ele saber foi muito engraçado e gratificante. Conhecer o T-Rex foi algo especial também. Tudo começou numa saída à noite em Lisboa quando o fui ver atuar no Copenhaga. Falámos e as coisas surgiram, felizmente. Uma ótima pessoa e mente criativa. Melhor voz masculina em Portugal acapella, que me recordo de ouvir ao vivo e ficar sem palavras.
Jimmy P – “Young Forever” – O meu maior ídolo e grande amigo até hoje. Uma inspiração que segui e com quem desenvolvi uma relação de amizade para a vida. Suave (João), foi aqui que comecei a trabalhar na produção com ele e fizemos o primeiro trabalho em conjunto.
SUAVEYOUKNOW – “Nada a Ver” ft GIOVANNI – Foi mais um trabalho com o Suave e foi especial porque conheci um dos grandes talentos de guitarra. O Frankie. Das pessoas mais criativas e talentosas que conheci até ao dia de hoje a tocar guitarra.
Waze – “Slow Motion” – Primeira música em que colaborei com o WAZE. Foi especial porque não o esperava conhecer e tudo surgiu de forma espontânea através de um colega produtor, o Valdo. Foi com esta música e ao contribuir com a criação da melodia que me envolvi no RNB/Afrotrap. Um estilo que nunca tinha abordado muito mas pelo qual me apaixonei até hoje.
Zara G – “Chaminé” – Esta é especial, pois foi no estúdio do Suave que começámos a montar o instrumental. Nunca me vou esquecer do título da música, que foi escolhido por ser o vinho que o Zara G gostava bastante. Chaminé. Foi das primeiras vezes que comecei a colaborar com membros dos WBG.
BAD TCHIKEN – “FRUSTRADO” – Esta música foi bastante especial, pois acompanhei o artista no processo pessoal de perda de um familiar dele. Pude conhecer as suas vivências e testemunhar como a dor se passa para a escrita e um artista transcende os seus fantasmas através da criação (mas de um ponto de vista diferente).
Goldshake – “Pombo” – Esta é a 1ª música que fiz com um artista Açoriano e meu conterrâneo. É muito importante para mim, pois venho de um meio pequeno mas com muita cultura. Orgulho-me deste trabalho, pois pude fazer algo na minha terra e com alguém da minha terra.
KOMET – “Distraction” – Uma das músicas de RNB que mais gostei de fazer e com um artista português com uma voz absolutamente estonteante. Foi bom trabalhar com o KOMET e com o produtor Kyo, que ainda hoje colabora comigo em projetos diversos!
“Sempre Disse” – Subtil – Acho piada ao facto de terem imprimido o disco físico com o meu nome errado e nunca me esqueço, errado. De qualquer forma foi uma música super importante para mim, porque nunca tinha composto para um rapper “storyteller” e puramente preocupado com a lírica e a métrica. Foi uma música exigente, mas o Subtil foi um dos artista mais gratos pelo meu empenho e um verdadeiro trabalhador.
“Conto Bafiento” – Mundo Segundo feat. Bezegol – Foi um sonho trabalhar com ambos os artistas. Puros rappers e adeptos do movimento “hip hop” em Portugal. Encaram e vivem a ideologia. Apesar da minha contribuição ter sido marginal no meu ponto de vista (montei a melodia de piano e violino), adorei conhecer ambos os artistas. Esta música até teve para nem sair. Foi montada em finais de 2022 e acabou por sair em 2023.”
Playlist
- Jimmy P – Perdoa-lhes Pai
- Russa – O Teu Abraço
- T-Rex – BigBoss Type$hit
- Jimmy P – Young Forever
- SUAVEYOUKNOW ft GIOVANNI – Nada a Ver
- Waze – Slow Motion
- Zara G – Chaminé
- BAD TCHIKEN – FRUSTRADO
- Goldshake – Pombo
- KOMET – Distraction
- Subtil – Sempre Disse
- Mundo Segundo feat. Bezegol- Conto Bafiento
Gabinete Alumni da Talent Unit da FEUP em parceria com a Engenharia Rádio.
Subscreve Apple Podcasts | Spotify
You must be logged in to post a comment.