INESC TEC Science Bits #40 – O Mar de possibilidades
Science Bits é um podcast produzido pelo INESC TEC e Engenharia Rádio, que aborda as últimas tendências de ciência e tecnologia. Neste episódio, embarcamos numa conversa que nos vai levar para debaixo de água, rumo ao mar profundo – mas não só!
Antes de mergulharmos, vamos a alguns números sobre o mar português? Temos uma linha de costa de cerca de dois mil e quinhentos quilómetros; uma das maiores zonas económicas exclusivas do mundo, a quinta a nível europeu, que se estende por 1,7 milhões de quilómetros quadrados e que representa 95% do território nacional; o triângulo marítimo que se situa entre Portugal continental e os arquipélagos da Madeira e dos Açores constitui 48% de todas as águas marinhas adjacentes ao continente europeu. Mais: temos em análise, pelas Nações Unidas, a possibilidade de alargar a plataforma continental para uma área superior a quatro milhões de quilómetros quadrados — o correspondente a quase 90% do mar da União Europeia e que, a receber parecer positivo, colocaria Portugal na décima sexta posição a nível mundial.
Se por um lado, temos pela frente, literalmente, um mar de possibilidades, por outro, temos também a responsabilidade de conhecer, defender, preservar e usar de forma sustentável o mar e os seus recursos. E, aqui, a ciência e tecnologia podem ter um papel fundamental. De acordo com a Estratégia Nacional para o Mar 2021-2030, “O mar apresenta um enorme potencial para promover avanços no conhecimento científico. A investigação científica permite-nos identificar formas de proteger espécies e ecossistemas vulneráveis, de salvaguardar o património cultural e otimizar atividades económicas, funcionando como motor da inovação, que é fundamental para o desenvolvimento económico e a geração de emprego”.
Vamos descobrir de que forma? Neste episódio, Diana Viegas, investigadora do INESC TEC, explica-nos que soluções temos vindo a desenvolver, nomeadamente de robótica, para aumentar o nosso conhecimento acerca do mar, responder a desafios ambientais, promover o uso sustentável dos recursos e alavancar setores de atividade ligados ao mar, nomeadamente, setores emergentes, como são a aquacultura, as energias marinhas ou a monitorização ambiental.
Subscreve Apple Podcasts | Spotify | Youtube Music
You must be logged in to post a comment.