Alumni a dar música – The FEUP Alumni Playlist #44 – Carolina Centeio Jorge
“Alumni a dar música” é uma rubrica musical em formato Podcast do Gabinete Alumni da Talent Unit da FEUP em parceria com a Engenharia Rádio que traz todos os meses as escolhas musicais dos nossos Alumni. Na 44ª edição do “Alumni a dar música” temos a escolha musical da alumna Carolina Centeio Jorge.
Carolina Centeio Jorge
Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação (MIEIC)
PhD Candidate @ TU Delft | Interactive Intelligence
A playlist “ao vivo” de Carolina Centeio Jorge
“Escolhi maioritariamente músicas de artistas que fui vendo ao vivo, ao longo dos anos. Alguns de forma planeada, outros nem tanto.
Em 2012 fui ao meu primeiro grande concerto: o dos Coldplay. Como se pode ver na compra dos bilhetes para este último tour, os Coldplay marcaram uma geração, à qual sem dúvida pertenço. Apesar de já não ouvir frequentemente, músicas como “The Scientist”, “Yellow” ou “Fix you” vão sempre ser muito especiais para mim. Para esta playlist escolhi uma música menos conhecida, do tour de 2012, a “Us Against the World”.
Entrando em memórias de festivais, em 2014 rumei a Lisboa sozinha para ver os Arctic Monkeys, no seu tour do AM, no NOS Alive. Apesar de “Do I Wanna Know” ser a minha música preferida desse álbum, decidi-me por uma menos conhecida, a “Knee Socks”. Foi neste festival que fiquei a conhecer Lumineers, e na altura fiquei deliciada com a sensibilidade de Wesley Schultz a cantar “Classy Girl”. Mais tarde, em 2015 fui ao Primavera Sound no Porto, para ouvir Damien Rice, que nos prendou com muitas músicas que são preciosas, num espetáculo de um homem só. Desse concerto, escolhi a “The Greatest Bastard”. E continuando numa de festivais, voltei ao NOS Alive em 2018 para ouvir The National. Escolhi “I Need My Girl”.
Apesar do ambiente de festival ser especial, para mim não há nada como concertos mais íntimos. Em 2017 fui a um concerto no Hard Club dos Cigarettes After Sex, que ainda hoje continuam a ser das minhas bandas preferidas. As músicas são francamente parecidas umas com as outras, mas mais uma vez escolhi uma menos conhecida, a “Neon Moon”. Um ano depois estava em Barcelona a estudar, onde pude assistir, a Mallu Magalhães. A Mallu deu-nos a “Navegador”, que é uma declaração de amor próprio e independência, que me deu força nessa altura da minha vida. Passa mais um ano e estamos em Tóquio, 2019. Sempre adorei Metronomy e vi que eles iam dar um concerto numa sala pequena em Ebisu. Lá fui eu, sozinha, como a vários dos outros concertos que aqui refiro. Deles, escolho a “Monstrous”. Finalmente, não poderia não referir o concerto da Ana Moura a que fui há um ano, no início de 2023, estando já instalada na Holanda. Foi um clima de regresso a casa, com muita dança e felicidade. Desse tour, escolho a “Andorinhas”, e recomendo o álbum Casa Guilhermina todo!
Para terminar, escolhi a “Viagem” de Tiago Bettencourt, apesar de nunca ter ido a um concerto dele. Dedico a todos os estudantes e Alumni fora do país. “Faz essa viagem, meu bem. Que as tuas mãos livres venham cheias. Que teus pés descalços ganhem vidas, serenem no alívio dessa estrada.”
Playlist
- Coldplay – Us Against the World
- Damien Rice – The Greatest Bastard
- The Lumineers – Classy Girl
- Arctic Monkeys – Knee Socks
- The National – I Need My Girl
- Cigarettes After Sex – Neon Moon
- Mallu Magalhães – Navegador
- Metronomy – Monstrous
- Ana Moura – Andorinhas
- Tiago Bettencourt – Viagem
Gabinete Alumni da Talent Unit da FEUP em parceria com a Engenharia Rádio.
Subscreve Apple Podcasts | Spotify
You must be logged in to post a comment.