Ziigaat Nuo – Um novo sabor

Bem vindos a mais uma review. O meu nome é Tiago e quero usar esta série de artigos para apresentar e partilhar uma paixão minha que é a música e os equipamentos de som necessários para a experienciar, sejam IEMs, headphones, colunas, etc.. E desta vez venho falar dos Ziigaat Nuo, um budget IEM da mais recente marca a sair da revolução dos “Chi-fi”.

 

 

Esta unidade foi-me enviada pela Ziigaat, pela qual fico agradecido. Ziigaat é uma marca muito recente, o site deles, inclusive, foi registado este ano. Apesar disso já lançaram 2 modelos de auriculares (o Nuo e o Cinno), e anunciaram mais 2 modelos para breve (o Doscinco e o Cinocotres). A equipa por de trás da Ziigaat antes trabalhava com outras marcas, desenvolvendo e fabricando produtos para elas (alguns desses produtos bem conhecidose muito populares, segundo eles) e agora decidiram criar a sua própria empresa, isso deixou-me muito curioso e com vontade de os experimentar. Se estiverem a ler perto do natal de 2023, aconselho a seguirem a conta de Instagram deles (e a nossa:P) e verem o giveaway que eles estão a fazer, poderão ganhar um Nuo ou um Cinno.

Podem ver o Nuo neste link: https://www.linsoul.com/products/ziigaat-nuo?sca_ref=5168951.NORmZtdka0

 

 

Ziiggaat Nuo (auriculares)

 

Informação técnica:

– Um Driver dinâmico de 10mm “LCP”(Liquid Cristal Polymer)

– Impedância: 32 ohm

– Sensibilidade: 107 db

– Frequência de resposta: 20-20.000 Hz

– Cabo: 0.78mm de 2 pinos (negro)

– 24$ ou 22 € (no momento de escrita)

 

 

Ziigaat Nuo (caixa, cabo e auriculares)

 

O que vem na caixa:

– Ziigaat Nuo

– Cabo removível

– 3 pares de pontas

– Papéis diversos

 

Primeiras impressões:

O cabo é bom, melhor que o do 7Hz Salnotes Zero, apesar de ter um pouco de “memória”, ou seja, tende a manter a forma quando esticado, mas parece ser resistente e de boa qualidade.

Cabo 0.78mm de 2 pinos

Os IEMs em sí são bem básicos e discretos, todos de preto apenas com o logo da marca num lado o nome do modelo no outro em branco para contrastar. São feitos de plástico, o que é de se esperar nesta faixa de preço, mas isso não é um defeito. A qualidade de construção parece ser muito boa, contudo, como tinha referido anteriormente a marca é muito recente, portanto não posso garantir que esta qualidade se mantenha com o tempo.

Ziigaat (auriculares)

O conforto do encaixe na orelha é bom, tive de trocar a ponta do auricular direito pela ponta mais pequena, mas isso é culpa dos meus ouvidos.

 

 

Prós:

– Baratos

– Uma assinatura sonora diferente nesta faixa de preço (com mais enfâse nos agudos)

– Um bom cabo (comparado aos “Zero” da minha primeira review)

– Uma boa qualidade de construção

– São confortáveis

 

Contras:

– Os graves não têm muito peso (ouvir Thundercat não é a mesma coisa)

– O arco (parte do cabo) que percorre a parte de trás da orelha fica um pouco largo e parece que quer sair da orelha. (Pode ser algo pessoal mas não senti isso com nenhum outro par)

 

Sooo…m

 

Gráfico de frequências tirado de Squiglink

 

O som dos Ziigaat Nuo adota uma assinatura neutra com um ênfase nos agudos. Como podem ver na imagem acima, os “Nuo” acompanham relativamente bem a linha neutra, com um pouquinho de aumento nos sub-graves, um pequeno recesso nos médios e um aumento notório nos agudos que os fazem destacar dos restantes auriculares (que eu usei) nesta faixa de preço (+-20 euros). Durante o tempo que passei com eles o que mais notei foi que, de facto, sentes o impacto dos sub-graves como o impacto de um bombo numa bateria mas as frases e os solos do baixo do Thundercat, por exemplo, não têm muito peso, então aquela imersão que eu falei na review anterior não se sente aqui. Isto é, nos gêneros com graves mais presentes como no hip-hop ou eletrónica. Em músicas pop/indie com cantoras como Lana Del Rey ou Adele, o “Nuo” deixa a cantora “brilhar” e sobressair do resto da banda. De resto, no geral, senti que entre o conforto no encaixe e o som mais “relaxado” fazem com que os Ziiggaat Nuo possam ser usados por horas (não os ouvi num volume alto então não sei dizer se aqueles picos na zona dos agudos podem incomodar e fazer com que me “canse” de os usar). Se na minha análise aos “Quartet” eu descrevi a experiência como mais “Viva” e dando a sensação de estar mais “perto” da música, como se estivéssemos num concerto, a experiência com os “Nuo” é mais “relaxada”, como se estivéssemos a ouvir rádio na cozinha enquanto cozinhamos. Pode não ser tão entusiasmante mas continua a ser uma boa experiência.

Embora não tenha tecido elogios intermináveis aos “Nuo”, eu continuo a recomendar este par. Como não sou um profissional, estas reviews baseiam-se quase inteiramente no meu gosto. E o meu gosto tem mudado com o aumento da minha experiência(ao ouvir IEMs/Headphones diferentes) e é por isso que não teci elogios ao Nuo, ele não se adequa muito ás minhas preferências, mas podem se adequar ás tuas, e custando 22 euros, são perfeitos para ser aquele par que levas para qualquer lado de qualquer maneira(seja no bolso, mochila, etc..).

 

Link: https://www.linsoul.com/products/ziigaat-nuo?sca_ref=5168951.NORmZtdka0

Tiago Merêncio

Publicado a

Comentários fechados em Ziigaat Nuo – Um novo sabor