Alumni a dar música – The FEUP Alumni Playlist #33 – Nuno Cordeiro
“Alumni a dar música” é uma rubrica musical em formato Podcast do Gabinete Alumni da Talent Unit da FEUP em parceria com a Engenharia Rádio que traz todos os meses as escolhas musicais dos nossos Alumni. Na 33ª edição do “Alumni a dar música” temos a escolha musical da alumnus Nuno Cordeiro.
Nuno Cordeiro
Mestrado em Engenharia de Serviços e Gestão (MESG)
Managing Partner @ Techtailors
“Música para respirar”
“Desde muito cedo tive uma enorme paixão pela música. Música desde a primária e aulas de piano pautaram a infância.
Já nos tempos de juventude costumava dizer “preciso de música para respirar”. Acordava e era automático. Ligava a rádio. Sempre preferi a rádio à TV. Vi nascer rádios pirata que, entretanto, viraram oficiais, lembro-me da Cidade FM ter locução em português do Brasil, na altura algo muito irreverente.
Ao som dos Queen cruzei Espanha com a família de ponto a ponto. Na altura levei um amigo, o João César, que me deu a conhecer sonoridades como os ZZ Top, os Doors entre tantas outras referências.
Mais dois ou três anos, tinha eu à volta de 15 e uma enorme aparelhagem coabitava no meu quarto. Era feita em módulos, as colunas eram grandes, cerca de 1,5m de altura. Na porta do móvel havia um autocolante que nunca tirei com a inscrição 1100W. Claro que me valeu uns quantos encontros com indivíduos de farda azul escura, mas a culpa não era minha…era o mau feitio da vizinha de cima! 🙂
Depois vieram os tempos das guitarradas, Guns n’ Roses, Bon Jovi e afins.
Para aqueles que se aventuraram nas guitarradas nos anos 90 muitos reconhecerão “Dunas” dos GNR como a primeira música para aprender uns acordes. Bem mais à frente com o Luís Pinto as guitarras já eram amplificadas e verdade seja dita, dávamos um grande show em dueto interpretando “More than words”, o “Hotel California” dos Eagles e “Nothing Else Matters” dos Metallica.
Ora por vezes com ensaio, ora de forma espontânea era sempre com orgulho que subia ao palco de pequenos bares entre Alvalade e as Avenidas Novas de Lisboa.
“Pride” dos U2 foi música recorrente em casa do grande Rui Rodrigues e dava o mote para valentes almoçaradas. As aulas depois à tarde, bem… isso já era outro tema.
Ora em mote de animação ora em consonância com desgostos quanto o mundo parecia acabar (Sinead O’ Connor, Phill Collins) o denominador era comum: a música esteve sempre presente.
Agradecendo o desafio que foi dirigido pelo Gabinete Alumni aqui deixo em tom partilha um pouco do tal “ar para respirar”.
Playlist
- Black Eyed Peas – Let’s get it started
- Sinead O’Connor – Nothing compares to you
- Tina Turner – Simply the best
- Phil Collins – Against All Odds
- U2 – In the name of love
- Simple Minds – Alive n kicking
- Bon Jovi – Bed of Roses
- GNR – Dunas
- Guns ‘n roses – November rain
- Cure – Friday I’m in love
- Aerosmith – Don’t want to miss a thing
- ZZ top – Gimme All Your Lovin’
- Queen – Bohemian Rhapsody
- DAD – Sleeping My Day Away
- Héroes del Silencio – Entre dos tierras
- Nirvana – Smells Like Teen Spirit
- The Cranberries – Zombie
- Creep – Radiohead
- REM – Losing my religion
- Eagles – Hotel California
- Metallica – Nothing Else Matters
- Extreme – More than words
- Scorpions – Wind of change
- Green Day – Basket Case
Gabinete Alumni da Talent Unit da FEUP em parceria com a Engenharia Rádio.
Subscreve Apple Podcasts | Spotify
You must be logged in to post a comment.