Web Summit 2022
A Web Summit está de volta a Lisboa na maior edição de sempre. Entre 1 e 4 de Novembro, serão 70.000 os participantes daquela que é por muitos considerada a melhor conferência tecnológica do mundo. O Tech4U, pelo segundo ano consecutivo, fará a cobertura do evento.
Após ter chegado a Lisboa em 2016, oriunda de Dublin, a Web Summit rapidamente se tornou numa referência do mundo das conferências tecnológicas. Com um acordo estabelecido em 2018 para a realização do evento por 10 anos na capital portuguesa, a Web Summit atinge na sua edição de 2022 números astronómicos.
Serão mais de 70.000 os participantes, 2.630 startups e 1.120 investidores que entre os dias 1 e 4 de Novembro passarão pela Altice Arena e pela FIL, no Parque das Nações, em Lisboa. Paddy Cosgrave, CEO da Web Summit, não esconde o seu desejo de atingir 100.000 participantes numa edição do evento tecnológico, valor este que está mais perto a cada edição.
Também pela primeira vez na história da Web Summit, os bilhetes para a mesma esgotaram em tempo recorde. A cerca de 4 semanas do início do evento, a organização anunciou que o mesmo se encontrava esgotado. Esta é também a edição que marca o início do programa scholarship, que pretende “premiar” 500 estudantes com bons resultados académicos através da participação sem qualquer custo no evento.
Quanto ao espaço, ainda que mantendo-se entre o Altice e a FIL, o aproveitamento do mesmo faz-se refletir num aumento de 21% face ao ano anterior, o equivalente a 371 courts de ténis. De relembrar que Portugal apoia anualmente a Web Summit com um investimento de 11 milhões de euros, 3 destes milhões provenientes da Câmara Municipal de Lisboa e 8 milhões provenientes do Governo Português.
Quanto às personalidades do mundo da tecnologia que marcarão presença no evento, destacam-se nomes como Sumbul Desai (VP of Health da Apple), Rohit Prasad (Alexa Head Scientist), Palmer Luckey (Oculus founder), Changpeng Zhao (Founder & CEO da Binance) e Brad Smith (Vice-Chair and President na Microsoft).
Uma vez mais, a Web Summit dá palco a denunciantes de gigantes tecnológicas. Em 2019, foi Edward Snowden que marcou presença no evento, ainda que de forma virtual. Em 2021, foi a vez de Frances Haugen, whistleblower do Facebook. Este ano, Mark MacGann, whistleblower da Uber, fará parte do painel de oradores, naquela que será a primeira entrevista que dará, tal como sucedeu com a delatora da agora renomeada Meta. O denunciante da gigante da mobilidade acusa a empresa de não cumprir com as leis de muitos dos países onde opera.
O Tech4U irá, assim, acompanhar o evento através da publicação regular de conteúdos exclusivos, quer no site da Engenharia Rádio, quer no Instagram oficial do podcast.
João Pires, José Magalhães, Pedro Pacheco
You must be logged in to post a comment.