Reportagem Arraial D’Engenharia 2022
Após 3 anos, a maior festa de receção ao caloiro do país regressou à cidade do Porto, o Arraial D’Engenharia 2022! Em conversa com Bruno Cabral, membro da AEFEUP e da organização do evento, a Engenharia Rádio faz-te o resumo completo destas quatro mágicas noites de Arraial! Fica a conhecer a opinião dos jovens no recinto e ouve as entrevistas exclusivas com vários dos artistas presentes como os Insert Coin, Julinho KSD ou os Karetus.
Na primeira noite, dia 30 de outubro, a festa foi feita no edifício da AEFEUP, com o FEUPCAFFÉ Warm Up, que teve a presença do DJ Kiss OneHundred, dando-se assim o pontapé de saída para mais uma edição do Arraial, desta vez ainda mais especial por ser a primeira após a pandemia.
Na segunda noite, dia de Halloween e véspera de feriado, todos os caminhos foram dar à Exponor, tendo o número de bilhetes vendidos chegado aos 11 mil. Na noite mais assustadora do ano, onde os diversos disfarces foram bem visíveis por todo o recinto, Ricardo Reis, Miguel Bravo e os Insert Coin foram os artistas responsáveis por tornar a noite memorável. O primeiro, tal como o seu nome indica, foi o “Rei” do palco e começou a noite da melhor maneira possível. De seguida, Miguel foi “Bravíssimo”, tendo o alentejano levado o público à loucura com a sua energia positiva. E para encerrar de forma bombástica, Joel Rodrigues e João Paulo Sousa, habitués em Arraiais D’Engenharia, onde marcaram presença pela terceira vez, superaram as expectativas, dando “baile” não só com os seus sucessos habituais, como também com o convidado especial surpresa, Tozé dos Per7ume, que cantou o maior sucesso da banda, “Intervalo“, levando ao delírio um público completamente iluminado pelas lanternas dos telemóveis.
Na terceira noite de Arraial, subiram ao palco MC Gabzin, Julinho KSD e a dupla vencedora do concurso de DJs da AEFEUP, Miguel Gamito e Vicente Lora . O cantor brasileiro, “menino do cabelo roxo”, deu espetáculo, havendo tempo inclusive para chamar a palco três fãs “preferidas” para cantarem com o mesmo durante o concerto. Já Julinho, regressou ao palco do Arraial com ainda mais energia e pôs todo o público a “Vivi Good”, tendo como “Conclusão” de um concerto memorável a sua música preferida no momento,” Stunka“, como revelado na nossa entrevista exclusiva. Por fim, a dupla de DJs, fez jus ao seu primeiro lugar alcançado no concurso, terminando a noite com uma performance que não desiludiu.
Na quarta e última noite do evento, dia 2 de novembro, Henri Josh, Lon3r Johny, Karetus e o artista convidado de última hora Gian Varela, foram os últimos a atuar no palco da Exponor. Numa noite que começou chuvosa, o DJ começou a aquecer a noite na hora “H”, preparando os presentes para o que se seguiria. Lon3r Johny deu espetáculo, cantando alguns dos seus maiores sucessos como “GT3” ou ” Porsche Turbo“. De seguida, os carismáticos Karetus, que fizeram mais uma vez referência aos Caretos de Podence através das suas máscaras e indumentária, brindaram o público com as suas misturas tradicionais de músicas com um toque pessoal, terminando a sua atuação com “Burra”, a sua música mais badalada no momento, levando o público à loucura. Deu-se depois lugar no palco a Gian Varela, que também teve uma excelente performance. A noite terminou com a equipa da AEFEUP no palco a dançar e a celebrar, em simbiose com o restante público presente no recinto, mais uma edição de Arraial D’Engenharia.
Foram sem dúvida quatro noites que vão deixar saudades e que criaram muitas memórias a quem esteve presente pois “a vida são dois dias e o Arraial D’Engenharia são quatro“! Até para o ano!
Tomás Miranda e Bruno Cabral
Fotos: ER e AEFEUP
You must be logged in to post a comment.