Gianni Narduzzi lança Dharma Bums no Auditório da FEUP
Gianni Narduzzi, contrabaixista e compositor lança o CD do projeto Dharma Bumsno hoje 2 de março às 21h30 no Auditório da FEUP. Uma iniciativa do Comissariado Cultural da FEUP e a Porta-Jazz, com entrada gratuita. A formação é composta por Gianni Narduzzi (contrabaixo e composições), Gil Silva (trombone), Afonso Silva (saxofone alto), Joaquim Festas (guitarra), Miguel Meirinhos (piano). Gonçalo Ribeiro – bateria.
Dharma Bums é o projeto musical que exprime o universo sonoro criado pelo contrabaixista e compositor Gianni Narduzzi. O nome é uma homenagem ao homónimo livro de Jack Kerouac que tem como temática central a viagem física e interior e a busca de um lugar.
O interrogativo e a procura do lugar ideal representam o leit motif das histórias musicais que os músicos contam.
Reunindo elementos de música escrita e música improvisada dentro de um vasto campo de influências sonoras, assim como literárias e cinematográficas, a sonoridade da banda é inspirada nos quintetos clássicos de bebop e hardbop, com a diferença que ao piano substitui-se a guitarra, bem menos comum na tradição jazzística.
O universo musical de compositores e intérpretes mais recentes como Wayne Shorter ou Kurt Rosenwinkel e o mundo literário e as suas personagens são uma grande fonte de inspiração para muitas composições. Para além da componente escrita, a música vive e brilha da improvisação de cada um dos músicos, cujo desafio é encontrar o espaço musical para mostrar a sua voz. O projeto nasce em finais de 2019 sob o impulso do Gianni Narduzzi, contrabaixista e autor de todas as composições.
O acesso é gratuito (sujeito à lotação da sala), mediante levantamento antecipado de bilhete no Infodesk da FEUP ou na bilheteira, que abre uma hora antes do espetáculo.
Filipe Teixeira
You must be logged in to post a comment.