Lançamentos musicais de fevereiro
Janeiro trouxe um Sol de Inverno que nem a Blue Monday foi capaz de encobrir. Agora, passados os saldos e as épocas de exames, fevereiro promete permanecer agitado. Como prova disso, temos a lista de álbuns agendados para serem lançados este mês.
De facto, fevereiro começa logo com três lançamentos. No dia 4 de fevereiro, os americanos Animal Collective lançarão “Time Skiffs”, o seu décimo primeiro álbum de estúdio. A notícia do lançamento foi partilhada através de fotografias enigmáticas enviadas aos fãs em mensagens privadas, pelas redes sociais. Juntas, as fotografias revelavam a contracapa do álbum com a lista das canções que o compõe e o símbolo da Domino, editora pela qual o álbum foi editado. Mais tarde, a editora disse, através de um comunicado de imprensa, que o som do álbum se assemelha aos primórdios da banda.
No mesmo dia, os Black Country, New Road lançam “Ants From Up There” pela Ninja Tune. Este será o segundo álbum da banda e o último a contar com o vocalista Isaac Wood, que anunciou esta terça feira, 31 de janeiro, que irá abandonar o grupo. A banda, que marcou presença no Super Bock em Stock no passado mês de novembro afirma que continuará a fazer música, apesar de se ver obrigada a cancelar os próximos espetáculos. Apesar da triste notícia, “Ants From Up There” será talvez uma lembrança do que ficou por viver e uma memória de como foi bom enquanto aconteceu.
No dia 11 de fevereiro, os também americanos Big Thief avançam com um álbum duplo. “Dragon New Warm Mountain I Believe in You”. Com 20 tracks e gravado em quatro localizações distintas, há quem o descreva como um álbum de referência e uma prova do amadurecimento da vocalista Adrianne Lenker.
A 18 de fevereiro teremos o regresso do dream pop de Beach House com “Once Twice Melody”, também um álbum duplo de 18 tracks apresentados em quatro capítulos. Os primeiros três capítulos foram já lançados a 10 de novembro, 8 de dezembro de 2021 e 19 de janeiro de 2022. O último sairá pela Sub Pop, com boas reviews por parte de revistas como a Mojo e a Uncut, que elogiam detalhes como a beleza da voz de Victoria Legrand e os elementos surpresa que vão sendo revelados pela música.
Os Metronomy aproveitam a boleia e apresentam Small World, pela Because, na mesma data. Os singles lançados para promover o álbum, “Things Will Be Fine” e “It’s good to be back” parecem marcar o passo para o sentimento que o álbum irá transmitir. Quem estiver interessado em comprovar isso ao vivo terá a oportunidade de o fazer no dia 1 de março, +em que o trio passará por Portugal, no Hard Club (Porto) a 1 de março e no Coliseu de Lisboa a 2 do mesmo mês.
Como se por esta altura o mês de fevereiro não tivesse já tido acontecimentos suficientes, guardará ainda mais uma surpresa. A banda de space rock inglesa Spiritualized deixa também a sua marca, apresentando “Everything Was Beautiful pela Bella Union”.
Apresentando uma caixa de medicamentos na capa do álbum e sendo descrito como “tudo o que se pode esperar de um álbum de Spiritualized”, este certamente entregará a energia necessária para processarmos o mês que estará a terminar e abraçarmos o que se avizinha.
Se a melomania não te permite esperar pelo lançamento dos álbuns, podes ouvir todos os singles já disponíveis nesta playlist que criamos para ti. Enjoy!
Mariana Varejão de Magalhães
You must be logged in to post a comment.