Playlist para a ceia de Natal
Um verdadeiro Natal não dispensa os típicos sonhos e as rabanadas, o cheiro a canela; as avenidas e as iluminações exuberantes; as lareiras acesas e ver o “Sozinho em casa” pela trigésima vez. Além da comida e dos filmes, a música é também um dos clichês que dá vida à magia desta época festiva. Assim, a Engenharia Rádio não podia deixar passar esta época festiva sem te sugerir algumas músicas para a tua playlist da ceia de Natal!
“Someday soon we all will be together
If the fates allow
Until then we’ll have to muddle through somehow
So have yourself a merry little Christmas now”
1.“Have Yourself a Merry Little Christmas”, Phoebe Bridgers
Música lançada em 2020 como parte do EP “If We Make It Through December”, um projeto musical inspirado na pandemia de covid-19, trata-se de um cover do clássico de 1944 do mesmo nome, cantado inicialmente por Judy Garland. Esta adaptação, no entanto, é caracterizada pelos já habituais vocais calmos e quase sussurrados de Phoebe Bridgers, que, juntamente com a guitarra suave de fundo, dão um tom extremamente melancólico à canção. A letra, por sua vez, adequa-se estranhamente aos tempos difíceis em que vivemos.
Tiago Cardoso
2. “Last Christmas”, George Michael (Wham!)
Uma das boas músicas de Natal que os anos 80 nos proporcionaram e uma das melhores tentativas de fugir da norma clássica natalícia, Last Christmas é um hit que continua bem atual. George Michael, dos Wham!, conseguiu ultrapassar gerações com a sua voz e letra, que descreve um encontro de amigos no Natal de 1984.
João Albuquerque
3. “Let It Snow, Let It Snow,Let It Snow”, Frank Sinatra
Nunca tive a oportunidade, talvez como muitos leitores, de ver a neve cair no dia de Natal. E, na verdade, “Let It Snow “ foi escrita no meio de uma onda de calor, quando um nevão parecia certamente um sonho impossível. No entanto, esta música continua a fazer parte do nosso imaginário natalício. Assim, Frank Sinatra estará sempre lá para evocar a magia inexplicável da neve, mesmo quando o tempo lá fora se recusa a colaborar.
Mariana Gil
4. “Quem acredita no Pai Natal”, Rui Taipa
Porque o Natal não é só dos ricos e uma playlist de Natal não pode ter só músicas Inglesas! Quem acredita no Pai Natal faz-nos descer à terra, põr de parte as prendas, a exuberância e o luxo desnecessário. Faz-nos agradecer pela sorte que temos, pela família, pelo amor, pela saúde, pelo que realmente importa para sermos felizes.
Beatriz Araújo
5. “St. Patrick’s” Day, John Mayer
Uma balada natalícia e reconfortante que relembra o quão bom é passar esta data importante rodeado de toda a família e de quem mais gostamos. “No one wants to be alone at Christmas time”
João Pedro Moreira
6. “Sympathy 4 the grinch”, 100 gecs
Escolha da Música: Porque a quadra natalícia não pode ser somente pautada por cânticos e louvores felizes, escolho a caótica história contada por 100 gecs, que se revoltam contra o homem de barbas brancas e raptam-no por falta de presentes. Tudo embrulhado numa deliciosa embalagem de hyperpop distorcido e com um grande laço de ironia e diversão.
Zé Pedro Araújo
7. “The Christmas song”, Nat King Cole.
Acredito que todos temos uma música que, quando ouvida pela primeira vez no ano, torna oficial a entrada da época natalícia. A minha não poderia ser mais óbvia nesse anúncio – não fosse o seu nome “The Christmas song”. Mas também não poderia ser mais subtil na forma como desperta uma sensação familiar, a casa, a Natal; um sentimento que não esmorece (mesmo que ouvida em loop, incessantemente). Não consigo precisar quando se tornou presença obrigatória no meu Natal, mas recordo-me dela, em jeito de background, quando ainda só conhecia a língua portuguesa. Engraçado como associamos memórias a músicas, e vemos nelas o potencial de nos fazer regressar, sempre, a essa sensação de conforto.
Rita Pereira
Feliz Natal!
You must be logged in to post a comment.