“Uma Noite na Lua” – Reportagem
“Um homem em cima de um palco pensando” podia ser uma descrição simples da peça que Gregório Duvivier apresentou ontem dia 26 de Maio no Coliseu do Porto mas é como esta começa.
Ontem estivemos presentes no Coliseu do Porto para assistir à peça de João Falcão “Uma Noite na Lua” apresentada pelo brasileiro Gregório Duvivier e não podíamos ter saído mais satisfeitos com o que tínhamos acabado de assistir.
A peça começa começa com a frase (que durante o espetáculo é repetida várias vezes) “Um homem num palco pensando” que descreve exatamente aquilo que vamos assistir na 1 hora e 15 minutos seguintes. A personagem principal, representada por Gregório Duvivier, começa por contar ao seu amor como conseguiu vender uma peça sua a um ator durante uma festa. O problema é que a peça não está escrita e tem de estar pronta no dia seguinte. O personagem, cujo nome fica o tempo todo nos segredos dos Deuses, começa então numa luta por uma ideia que passa a ser uma retrospectiva de toda a sua vida social mas principalmente amorosa. Uma relação numa fase complicada distrai o pensamento do nosso autor que ainda nem uma linha tinha escrito.
Num jogo espetacular de luzes, ou a ausência delas, de fumos e de uma coordenação por parte do brasileiro, que também participa no canal do Youtube “Porta dos Fundos”, o espetáculo leva-nos por um caminho em que sorrimos e rimos constantemente do personagem mas também somos capazes de sentir alguma tristeza pelas histórias que vai contando levando-nos também a pensar na nossa própria vida.
Percebe-se perfeitamente o porquê de ser uma peça com já dois prémios no Brasil, o porquê de ser um sucesso entre o público, o porquê de já ser a segunda vez que é apresentada no Porto e o porquê do ator Gregório Duvivier ser tão adorado no nosso País de uma forma que iria ter sucesso mesmo se fosse apenas “Um homem em cima de um palco pensando”.
You must be logged in to post a comment.