Reportagem NOS Club 9 de Abril
Foi no passado dia 9 de Abril que os eventos Clubbing voltaram à Casa da Música. Depois de uma longa espera, era com ansiedade que os ravers da cidade do Porto aguardavam por esta nova edição e a verdade é que a espera não saiu defraudada e o evento estava cheio, e a mistura de djs e projectos nacionais e internacionais voltou a não defraudar as expectativas.
E chegamos mesmo na hora certa para apanhar Da Chick com o seu bando festeiro de músicos, com habilidade na arte de entregar ao público as malhas funky e disco que o projecto da lisboeta Teresa de Sousa pede. E assim foi, sempre num registo marcado por essas sonoridades norte-americanas que Da Chick foi, com destaque para a habilidade de Mikel El Nite e a clara química entre a cantora lusa e a sua banda, com incursões teatrais e algo cómicas entre si. Moullinex também “molhou a sopa”, subindo a palco para agrado da sala já cheia, mas que curiosamente começou praticamente vazia, ainda recebendo os primeiros party animals da noite.
E dois dos grandes atractivos desta noite dividiam-se pela sala 2 e Suggia. Felizmente a equipa da Engenharia Rádio pode-se dividir e, assim, registar ambos os concertos separadamente, assistindo Moullinex e Peaches nas salas referidas.
E Peaches apareceu em palco quase à hora marcada (22h), com um traje bem provocador, como só ela sabe envergar. Com o chapéu mais vaginal que alguma vez um chapéu pode ser, acompanhada de duas bailarinas para completar o ramalhete. Com apenas o seu microfone e toda a panóplia electrónica para controlar as batidas e samples, Peaches fez o que sabe fazer melhor e espalhou a provocação em forma de canção ao molhe de fãs e curiosos espalhados pela sala, com uma falange de fãs bem notória a dançar a temas como “Vaginoplasty”, “Talk to me” ou “I Feel Cream” (com o passeio pelo público e champanhe da praxe), assim como o regresso a clássicos como “Fuck the pain away” ou “Boys wanna be her” para os fãs de longa data. Mais uma excelente prova de amor entre a artista canadiana e o público português.
Já na sala 2 o ambiente era outro , que após a energia e a voz contagiante de Da Chick o momento alto foi mesmo protagonizado por Moullinex que se apresentou com a sua banda, contrariando os que esperavam ver o seu DJ set mas que certamente não ficaram desiludidos com o grande live act que ele proporcionou. Para acabar em grande o seu concerto Moullinex convidou ao palco Da Chick e Catarina Salinas dos Best Youth e juntas deram a sua voz ao seu último hit, “Take my pain away”.
Para finalizar uma noite memorável no bar/restaurante do piso 7 DJ bispo e o consagrado DJ internacional Alex Metric conseguiram levar o publico ao rubro com algumas misturas de clássicos como David Bowie e Daft Punk até às tantas da manhã.
Sem dúvida uma noite que vai ficar marcada como uma das melhores sessões clubbing de sempre da Casa da Música.