Fantasporto 2012 – “Get Carter”
Mike Hodges – Grã-Bretanha
Em “Get Carter”, Michael Caine é Jack Carter, um gangster que regressa a Newcastle (a sua cidade natal) para o funeral do irmão. Contudo, as suspeitas de Carter relativamente a esta morte misteriosa levam-no a seguir um caminho intrincado de mentiras e encobrimentos na esperança de encontrar o culpado pela morte do seu irmão. Pelo caminho, envolve-se em situações caricatas (o humor negro é subtilmente empregue no filme) e a frieza perante estas situações tornam Carter numa personagem bastante surpreendente e enigmática. O ambiente de uma Newcastle industrial, cinzenta e decadente também contribui para o efeito frio e cru que o realizador deseja transmitir. Não há espaço para compaixão e ternura no mundo violento de Jack Carter, e é precisamente isso que Michael Caine transmite.
“Get Carter” é um filme que certamente terá inspirado outros filmes do género como “Layer Cake”, “Lock, Stock and Two Smoking Barrels” e, claro, a versão americana com o mesmo nome, com Sylvester Stallone.
A sessão de homenagem a Mike Hodges e ao 40º aniversário de “Get Carter” contou com a presença do realizador que veio ao Fantasporto 2012 receber o Prémio Carreira.
Carolina Caspa