Professor da FEUP eleito Personalidade Desportiva 2009
O Prémio “Mérito Desportivo – Personalidade do Ano” resulta da nomeação das próprias federações que anualmente indicam a personalidade/entidade que se tenha evidenciado ao longo da época desportiva. A cerimónia decorreu a 29 de Outubro, no Casino Estoril, em Lisboa, e reuniu as mais altas figuras do desporto nacional.
José Ferreira Duarte vê assim reconhecido o seu contributo, no panorama do automobilismo nacional, na promoção de iniciativas de dinamização do desporto automóvel junto da comunidade académica e da sociedade em geral.
Recorde-se que este docente da FEUP criou, com um grupo de alunos, em 2007 o “Challenge Desafio Único”, uma competição de desporto automóvel de baixo custo reservada a automóveis da marca Fiat (modelo Uno 45 S), que tem percorrido diversos circuitos e rampas nacionais e impulsionado a prática do desporto automóvel nas camadas jovens. Em 2009 esta competição automóvel passou a contar com duas categorias FEUP1 (fiat Uno) e FEUP2 (Fiat Punto). Nesta última temporada, paticiparam do “Challenge Desafio Único” mais de 200 pilotos, 15 deles femininos.
Para além do “Desafio Único”, José Ferreira Duarte tem vindo a organizar outras iniciativas ligadas ao desporto automóvel: “Ser Piloto em Português” (2005), “F1 em Português” (2006) e “Ralies em Português” (2008) reuniram no Auditório da FEUP diversas personalidades do mundo automóvel como Pedro Lamy, Tiago Monteiro e Armindo Araújo, Pedro Matos Chaves, Domingos Piedade entre outros.
Com um percurso académico de 25 anos ligado à FEUP, José Ferreira Duarte foi ainda o responsável pela criação, em 2006, de uma nova área de ensino no Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica – o ramo de Engenharia Automóvel, com duas disciplinas fundamentais: “Sistemas de Propulsão e Suspensão Automóvel” e “Manutenção, Reparação e Sistemas de Controlo Automóvel”.
Professor Auxiliar desde 1997, José Ferreira Duarte foi também o responsável pela organização do 1º Curso de Formação de Comissário Técnico na FEUP, em colaboração com a FPAK, cujo objectivo principal foi a formação de novos comissários técnicos numa tentativa de minimizar a carência que se verifica no desporto automóvel nacional a este nível.